terça-feira

A BIBLIOTECA COMO CENTRO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Muito se fala da Biblioteca como "coração" das instituições de ensino superior, não raramente esta proposição também é defendida pelos membros de comissões de avaliação do MEC. O que deveria ser uma proposição inconteste parece ter, também, um outro lado, sombrio, que revela-se em boa parte das IES, onde podemos encontrar várias "cardiopatias".

O desenvolvimento das bibliotecas acadêmicas está intimamente atrelado ao "espaço" que elas ocupam no plano de desenvolvimento instituicional das organizações.

Apesar de não estar em primeiro plano, as bibliotecas acadêmicas são um reflexo direto da importância e relevância da qualidade de ensino, pesquisa e extensão no contexto das instituições.

Sempre que o assunto são as bibliotecas, sua implantação, operação, desenvolvimento e manutenção as cifras são altas, custos elevados e retorno nem sempre tão direto e veloz quanto o desejado.

Essa equação, perto do que representa a complexidade de um processo de ensino, pesquisa e extensão, em que estão envolvidos problemas dos mais variados, parece óbvia, simples, mas não é. LEIA MAIS

Nenhum comentário: